As varizes podem ter vários tamanhos, coloração, localização e profundidade.
A peça chave para o melhor tratamento é o planejamento terapêutico bem feito. Para isso acontecer, a consulta clínica inicial é fundamental!!!
O exame físico, com o auxílio da realidade aumentada e do Eco Color Doppler, mostram com precisão todas as varizes a serem tratadas.
Quando planejamos o tratamento, sempre priorizamos tratar as varizes mais profundas e calibrosas primeiro e depois tratamos as varizes mais finas e superficiais.
Por exemplo, quando as safenas ou outras veias perfurantes estão doentes, sempre começamos o tratamento por elas. Depois tratamos as varizes calibrosas e de médio calibre, as varizes nutridoras, para posteriormente pensar em tratar os vasinhos e microvarizes.
Há um tempo atrás, não tão distante, a única alternativa para o tratamento das safenas e varizes mais calibrosas era a cirurgia convencional. O tratamento das microvarizes só acontecia após meses da cirurgia e também somente a escleroterapia convencional era a alternativa de tratamento, com resultados mais demorados.
Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico da flebologia atual, conseguimos tratar tanto safenas e varizes calibrosas sem cortes, com rápida recuperação e resultado. O endolaser, a microcirurgia e a espuma densa são as técnicas mais utilizadas para esses vasos.
As varizes de médio calibre, varizes nutridoras e microvarizes são tratadas com poucas vindas no consultório e ótimo resultado estético. O laser transdermico associado a escleroterapia ou espuma densa revolucionaram o tratamento dos vasinhos tão indesejados.
Agora quando devemos tratar??? Sempre e o mais cedo possível…
Porque? As varizes ocorrem em decorrência da insuficiência venosa superficial dos membros inferiores, é uma doença de caráter progressivo, com o tempo ocorre piora e estágios avançados podem levar a trombose e lesões de pele. Quanto antes tratar, melhor o controle da doença e os resultados estéticos.
Após o tratamento é de extrema importância a manutenção do mesmo. As varizes são de tendência genética, com o tempo outras varizes podem aparecer, a manutenção com visitas semestrais ou anuais são importantes para manter o bom resultado do tratamento.