A atividade física, sem dúvidas, é muito importante como prevenção de varizes e para saúde de um modo geral.
Atualmente, já existem vários trabalhos saindo associando uma musculatura forte e saudável como um preditor de longevidade.
A musculatura das pernas, além de proteção osteomuscular, ajuda muito no retorno venoso, além de prevenir a piora das varizes, isso diminui muito os sintomas de quem sofre do problema.
O CrossFit associa o trabalho aeróbico com o de força muscular, além disso trabalha a mobilidade, isso é fundamental para os membros inferiores pois ajuda o desenvolvimento das bombas musculares que impulsionam o sangue venoso de volta para o coração.
Mas uma ressalva deve ser feita com relação ao levantamento de peso livre com altas cargas: quando praticamos levantamento de peso, aumentamos a pressão abdominal e com isso a pressão sobre as veias das pernas. Isto causa uma força contrária ao retorno venoso e a dilatação momentânea das veias.
Então, para você que tem varizes, é importante prestar atenção nas cargas, realizar mais repetições, com menos peso e associar exercícios aeróbicos em conjunto para melhorar o retorno venoso. Outra sugestão são as meias de compressão esportivas, que previnem lesões musculares e a dilatação extrema das veias da perna.
É importante ressaltar também que muitas pessoas que treinam, têm a musculatura muito desenvolvida e um percentual de gordura baixo, apresentam as veias tanto dos membros inferiores quanto superiores bem aparentes, não significando que são varizes.
Consulte seu médico vascular para um acompanhamento mais detalhado.