Tanto se fala em manter os níveis de colesterol controlados. Mas qual é a relação do colesterol com a saúde vascular?
O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento de células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. No entanto, se seus níveis no organismo estão em excesso, ele pode dificultar o fluxo do sangue em alguma região, pois se acumula dentro da parede das artérias.
Por isso, é necessário controlar esse acúmulo para que não haja obstrução da passagem do sangue e cause grandes problemas circulatórios, como o infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e falta de circulação nas extremidades que, em alguns casos, pode evoluir para uma amputação, do membro afetado.
Existem duas classificações para o colesterol por um motivo: o HDL faz bem ao organismo porque retira a gordura existente nos vasos sanguíneos, levando-a embora para que não prejudique a saúde. O LDL age de forma oposta, pois é ele quem promove o depósito de gordura pelos locais em que o sangue circula.
Quando há desequilíbrio e o nível do colesterol LDL é alto e o do HDL é baixo, a saúde corre perigo. Muitas pessoas não sabem quando estão sendo afetadas por essa desproporção porque não há sintoma que demonstre que o colesterol está alto. É preciso realizar um exame de sangue para detectar o problema. Por isso, é tão importante agendar e comparecer às consultas médicas de rotina.
Há como diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom para que a saúde esteja protegida. Só é preciso:
✳️cultivar uma alimentação saudável;
✳️evitar as gorduras saturadas (existentes nas carnes, frutos do mar, gema de ovo, leite e derivados);
✳️consumir mais produtos de origem vegetal (azeite de oliva e nozes);
✳️eliminar ou reduzir ao máximo a ingestão de gordura trans (encontrada em biscoitos, bolos, sorvetes e outros alimentos industrializados);
✳️nunca fumar ou abandonar o hábito;
✳️praticar uma atividade física;
✳️manter o peso ideal.
Cuide-se!