Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa que atinge cerca de 35% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.
Quando não tratada adequadamente, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças vasculares, que podem causar graves complicações ao paciente.
A circulação arterial é a mais afetada pela hipertensão, com o tempo as artérias ficam espessas, há uma piora das placas de gordura e de cálcio (arterosclerose) das mesmas podendo causar estenoses e até obstruções nesses vasos.
Os órgãos alvos mais atingidos são o coração, o cérebro, os rins e os membros inferiores.
Associados a fatores genéticos, a hipertensão também pode causar dilatações nas artérias, chamados de aneurismas, com risco de evolução para ruptura arterial. Artérias cerebrais, aorta e artérias popliteas são os locais mais atingidos (mas pode aparecer em qualquer região).
O AVC isquêmico ou hemorrágico, o infarto do miocárdio, a insuficiência renal e a isquemia arterial de membros inferiores são consequências da hipertensão arterial de longo prazo não controlada.
Além de consultas regulares com o cardiologista e uso regular de medicações anti-hipertensivas… o controle de peso, prática de atividade física regular e uma vida com menos estresse ajudam muito a controlar a hipertensão e evitar as consequências citadas acima.
Cuide da sua saúde!!! Ela é a nossa maior riqueza!!!