Um dos grandes avanços no tratamento das varizes nos últimos anos foi a introdução do Laser no arsenal terapêutico médico vascular.
O laser, hoje em dia, trata desde as microvarizes e as varizes mais superficiais, como o laser transdermico, assim como as varizes mais calibrosas e as safenas, como o Endolaser.
Nos casos em que há indicação do tratamento da veia safena ou de varizes calibrosas mas profundas. Esse método diminuiu vários inconvenientes no pós-operatório da cirurgia convencional das varizes. As vantagens são inúmeras, entre elas:
▫️Retorno ao trabalho mais rápido
▫️Menos dor no pós operatório
▫️Tratamento sem cortes na pele
▫️Menor formação de hematoma e assim menor risco de manchas indesejadas
▫️Retorno à atividade física mais precocemente
Abaixo listamos algumas das principais dúvidas em relação ao pós-provedimento do endolaser de safena.
É importante ressaltar que cada paciente reage de uma maneira a um procedimento.
Nosso objetivo é explicar como é a recuperação de uma maneira geral, mas sempre lembrando que cada caso tem suas particularidades.
☑️Após o procedimento de Endolaser de Safena posso Andar ou Preciso Ficar em Repouso Absoluto?
O paciente deve andar sim!!!! No dia do procedimento recomenda-se ficar mais em casa e não cometer excessos como pegar peso. Lembrar de caminhar 10-15minutos a cada duas horas.
As atividades de trabalho e do dia a dia podem ser retomadas já no dia após o procedimento e atividades físicas como aeróbicas sem carga, já são liberadas após três a quatro dias. Musculação e atividades de maior impacto libero após sete dias, mas pode variar de caso a caso.
☑️Após o Endolaser posso subir escadas?
Sim. Subir ou descer alguns lances de escada no pós-procedimento não é um problema.
Porém, é importante lembrar que se você exagerar (por exemplo: subir vários lances de uma vez), poderá sentir algum desconforto.
O Endolaser, por ser um método minimamente invasivo, causa pouca dor no pós- procedimento e em poucos dias você não sentirá mais desconforto ao subir e descer escadas.
☑️Em quanto tempo posso reiniciar minha atividade física?
Geralmente liberamos para a realização de atividades físicas leves após três dias. Atividades físicas com carga e de maior impacto como musculação e corrida liberamos após 7 a 10 dias do procedimento, mas sempre libero após a minha avaliação…Lembrando que andar em casa, ir ao banheiro, subir e descer escadas podem ocorrer no mesmo dia do procedimento. O objetivo é estimular a musculatura e as veias da perna o mais precocemente possível, o que ajuda na melhor recuperacao e evita complicações – em especial a trombose venosa profunda.
Voltamos a enfatizar que a recuperação tem particularidades de paciente para paciente, pois nenhuma pessoa é igual à outra. O fator mais importante que determinará o melhor momento para o seu retorno às atividades físicas é a dor/desconforto nas pernas. Tudo é uma questão de equilíbrio: se você iniciar muito precocemente ou exagerar no exercício, sentirá dores nas pernas.