Fontes: Fashion Bubbles, Bio Red Brasil, FBH (federação brasileira de hospitais)
No dia a dia, muita gente acaba não se preocupando com a saúde, e acredita que está saudável por não sentir dor ou não ter doenças.
É de extrema importância manter uma rotina saudável e cuidar da saúde de forma geral. A prevenção de doenças começa pelos bons hábitos.
A saúde das pernas, por exemplo, é algo que nem sempre recebe a atenção devida. As doenças, na maior parte dos casos, evoluem, podendo levar a varizes calibrosas, a trombose, a isquemia, a feridas ou até mesmo ao risco de vida.
Por isso, selecionei essas dicas que irão te ajudar a manter a saúde das suas pernas:
1. Pratique exercícios:
a atividade física auxilia na circulação sanguínea, reduz o inchaço e fortalece a musculatura da coxa e da panturrilha. Os músculos funcionam como “bombas” que ajudam as veias no retorno do sangue venoso. Além disso, eles estimulam a circulação arterial no desenvolvimento de uma boa circulação colateral e oxigenação dos tecidos. Caminhadas pelo quarteirão ou exercícios com o peso do corpo (pode ser em casa mesmo) já são ótimos para melhorar a eficiência da nossa circulação, além de ajudar na disposição, prevenir lesões crônicas, como as artroses, a osteoporose e ainda ajudam no controle do peso corporal.
2. Beba bastante água:
Beber água ajuda a diminuir a retenção líquida, pois auxilia os rins a eliminar o sódio em excesso. Com isso, previne o edema. A água é fundamental para o equilíbrio das nossas células. No caso da circulação, diminui ainda a viscosidade sanguínea, prevenindo tanto a trombose arterial como a venosa.
3. Movimente-se:
quando ficamos muito tempo com o corpo parado, prejudicamos a circulação sanguínea. Por isso, levante e mexa seu corpo agora mesmo! Levante a cada duas horas e caminhe dez minutos. Se preferir, uma boa dica é programar o celular para despertar.
4. Pare de fumar:
A nicotina e as várias toxinas do cigarro estão diretamente ligadas à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, por conta do processo inflamatório causado nas artérias, facilitando a calcificação e eventos de trombose nesses casos. Como quadro evolutivo do processo, temos uma possível isquemia, o infarto do miocárdio, AVC e riscos maiores.
5. Coloque as pernas para cima:
Quando chega o final do dia, é comum que as pernas, pés e tornozelos fiquem inchados, devido ao sangue acumulado na região. Coloque as pernas para cima por algumas horas! Ajuda no retorno venoso e melhora a circulação. Fazer movimentos com os pés estimulando as panturrilhas ajudam ainda mais.
6. Consulte um médico:
Se você já tem sintomas como dor, queimação, peso, câimbras, inchaço ou, mesmo assintomatico, já tenha varizes ou histórico familiar de problemas circulatórios, procure um angiologista.
Se a sua circulação estiver boa, a consulta com o médico continua sendo importante. O check-up vascular é uma ferramenta fundamental para o que há de mais importante na medicina moderna: a prevenção.
Afinal melhor prevenir do que remediar, não?
*Dra. Daniela Sallaberry é especialista em Cirurgia Vascular, Endovascular e Angiorradiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela AMB.