Viagens longas e saúde das pernas

  • 10/10/2022 - 11:10:41
  • (23)

Vai viajar? Saiba que seja de avião, carro, ônibus ou outro meio de transporte, se você vai ficar muito tempo sentado, uma dica importante para evitar problemas circulatórios é procurar movimentar os pés e panturrilhas, dando pequenas paradas ou andando nos corredores dos ônibus ou aviões.

 

Se você vai passar quatro horas ou mais em uma viagem, tome cuidado com a trombose. A trombose é a formação de coágulos no sangue, que normalmente começa nas pernas. 

Porque a trombose pode acontecer?

A musculatura das pernas e coxas, durante o movimento, funcionam com uma bomba que ajuda o sistema venoso no retorno do sangue ao coração. Quando ficamos muito tempo sentados na mesma posição, o sistema venoso fica muito tempo sem esta ajuda e o sangue fica mais “parado”, isso favorece a coagulação desse sangue. 

Uma complicação grave da trombose venosa das pernas é a embolia pulmonar, acontece quando o coágulo se desprende e vai até a circulação do pulmão. Tal complicação causa dor, dificuldade para respirar e em casos mais severos até a morte súbita.

 

Os cuidados começam antes do embarque, na hora de se vestir. Procure usar uma meia elástica  de suave ou de média compressão (conforme indicação médica), roupas e sapatos confortáveis.

 

Outra dica é movimentar bastante as pernas durante a viagem. No avião, levante-se e ande um pouco, mesmo que não precise ir ao banheiro. No ônibus, tente descer em todas as paradas, ainda que não queira comprar nada. Procure caminhar um pouco a cada duas horas. Beba muito líquido.

 

 Pacientes com varizes, histórico de trombose prévia ou familiar, obesis, gestantes, mulheres que tomam pílula anticoncepcional e fumantes, também entram no grupo de risco.

 

 O principal sintoma da trombose é um inchaço na perna, dor e peso. Principalmente em uma das pernas. Vermelhidão, aumento de temperatura e dores na batata da perna também podem indicar a doença. É preciso ficar atento a esses sinais, porque a trombose é silenciosa, e a embolia pulmonar pode ser fatal.

 

Procure o angiologista e cirurgião vascular, trate as suas varizes, faça atividade física regular e tenha uma boa alimentação!!!

FONTE: Dra. Daniela Sallaberry

POPULAR TAG
Viagem, saúde das pernas