A trombose venosa é a formação de um coágulo de sangue (trombo) dentro de uma veia.
O local mais comum em que a trombose ocorre são nas veias dos membros inferiores.
Nos membros inferiores existem o sistema venoso superficial e o sistema venoso profundo. Mais de 90% do sangue venoso retorna pelo sistema profundo. Quando a trombose ocorre nas veias profundas, existe um maior risco de o coágulo soltar e acarretar na embolia pulmonar e, em casos mais graves , de evoluir para a morte súbita do paciente.
A trombose após acometer uma veia, pode causar uma obstrução permanente ou recanalizar deixando “cicatrizes” (sequelas) na parede do vaso. Com isso a veia muitas vezes não funciona mais adequadamente , o que acaba sobrecarregando o sistema venoso profundo e superficial da perna.
Com o passar do tempo surgem varizes, alteração da cor da pele, peso, cansaço, dor, lesões de pele, entre outros sintomas… chamamos este quadro de Síndrome Pós-Trombótica.
A cirurgia convencional muitas vezes é contraindicada para quem tem este problema por ter risco de piorar os sintomas.
A boa notícia é que atualmente, com o surgimento das técnicas modernas de tratamento das varizes, não há contraindicação para o tratamento, desde que a trombose venosa profunda esteja resolvida.
Tratamentos como o laser transdermico, a espuma densa e o endolaser , tratam pacientes com varizes pós trombose com excelentes resultados. O tratamento além de acarretar na melhora estética, traz o conforto e a melhora dos sintomas dessa síndrome, tão desconfortável para o paciente.
Mesmo pacientes em uso de anticoagulação, não precisam suspender a medicação para fazer o tratamento.
Sempre é necessário uma avaliação individualizada e um bom planejamento terapêutico para cada caso.