O Carnaval é a festa mais animada do ano e, como coincide sempre com o verão, o calor também contribui com o aparecimento de sintomas relacionados a problemas vasculares, podendo ocorrer agravamento ou aparecimento de varizes dos membros inferiores com queixas que podem atrapalhar a folia.
Qualquer pessoa com a circulação em dia e que se submeta a passar o dia todo de pé, mesmo que se mexendo, 6-7 horas, pode desenvolver sintomas de inchaço e dores nas pernas.
Isso porque a fadiga muscular com o uso prolongado dos músculos das pernas prejudica o bombeamento muscular, que é um dos mecanismos para a circulação de retorno, que vai ficando progressivamente pior ao longo do dia.
Além disso, a má alimentação que se costuma ter com esses períodos de festa, com excesso de sal e gordura e alimentos pró-inflamatórios, a falta de hidratação e o abuso do álcool predispõem a retenção de líquido por sobrecarregar o sistema linfático.
Uma dica importante: Tênis é o mais recomendado para a folia. Se tiver que usar salto, a melhor opção é o modelo sem bico fino. Em ambos os calçados, o uso de palmilhas é capaz de aumentar o conforto e prevenir dores.
Manter-se hidratado, bebendo água a todo momento, associando uma dieta leve com reposição de sais minerais podem prevenir câimbras, dores nas pernas e edema (inchaço).
Se apesar de todos os cuidados o folião terminar o dia com câimbras, dores nas pernas e pés, pernas inchadas, deve antecipar e aumentar o período de repouso com as pernas elevadas, podendo realizar massagens com drenagem, aplicação de compressas geladas nas pernas e esperar a completa recuperação para voltar para a festa. Se houver a persistência dos sintomas deve procurar um especialista em Angiologia ou Cirurgia Vascular.