Muitos pacientes me perguntam qual é a diferença entre o endolaser e o laser transdérmico. Bom, a base de tratamento de ambos é o laser, que hoje é fundamental no tratamento moderno de varizes.
Em nossa clínica, o tratamento é baseado no laser. Mas qual é a diferença entre essas duas técnicas e quando as usamos? Essa é uma dúvida muito frequente.
Tratamento Moderno de Varizes
O laser revolucionou o tratamento varizes. Ele possibilita tratar vários tipos de varizes desde as mais fininhas e microvarizes até aquela s mais calibrosas. Além disso os tratamentos podem ser realizados no consultório, sem cortes e sem internação.
Existem vários tipos de aparelhos de laser no mercado, mas a diferença dos tipos de lasers para o tratamento de varizes são basicamente duas.
Laser Transdermico
O laser transdermico, como o próprio nome sugere, é aplicado através da pele, usando algo semelhante a uma “pistola “ que direciona a luz do laser ao vaso a ser tratado. Podemos ajustar o tamanho do spot da ponteira de acordo com o tamanho, profundidade e cor do vaso a ser tratado. Tabem é ajustado parâmetros como potência e intensidade a outras variáveis como a coloração da pele por exemplo.
É utilizado principalmente para o tratamento de varizes mais superficiais, como as nutridoras e microvarizes.
Endolaser
A termoablação com endolaser é uma técnica que foi desenvolvida para tratamento de varizes mais calibrosas e também as mais profundas. Utiliza-se um catéter fino que é inserido dentro do vaso a ser tratado. A luz do laser é ativada dentro do vaso, fechando-o, o vaso é absorvido ao longo do tempo. Essa técnica é atualmente o padrão ouro para tratamento de varizes calibrosas, veias perfurantes e safenas doentes. É uma técnica minimamente invasiva, sem cortes, realizada com anestesia local e sedação leve.
Essas duas técnicas são muito usadas de forma combinad e complementar. Cada paciente é único e um planejamento minucioso pré tratamento é fundamental.
Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário ou me envie uma mensagem lá pelo Instagram. Você também pode me seguir no YouTube ou no Spotify para mais informações.