A circulação do nosso sangue, ou sistema circulatório, é um conjunto de “tubos” conectados que percorrem todo o nosso corpo, e são responsáveis por manter o sangue em constante movimento para suprir as necessidades das nossas células.
No sistema arterial o sangue é bombeado pelo coração e percorre o corpo, levando sangue rico em oxigênio e nutrientes para as nossas células.
No processo do metabolismo celular, é produzido substâncias tóxicas, que são depositadas no sangue venoso.
Este sangue com impurezas é então transportado pelas veias até o pulmão para ser oxigenado e para outros órgãos para ser filtrado.
Este retorno do sangue venoso é auxiliado pelas bombas musculares (os músculos das pernas) e pelas válvulas venosas, que trabalham impedindo que o sangue retorne devido a ação da gravidade.
Este sangue é então renovado pelos órgãos e novamente direcionado ao sistema arterial.
As doenças do aparelho circulatório são a principais causas de mortes no Brasil.
Infarto do miocárdio, Acidentes Vascular Cerebral (AVC), Trombose venosa profunda (TVP), Tromboembolismo venoso (TEV) estão entre as doenças que mais matam brasileiros.
A incidência e fatores de risco variam muito com a idade, hereditariedade e hábitos de vida não saudáveis.
Por exemplo, a TVP é mais comum após os 40 anos de idade, havendo aumento exponencial com a idade; assim entre 25 e 35 anos a incidência de TEV é de cerca de 30 casos/100.000 pessoas ao ano. Entre 70 a 79 anos essa incidência chega a 300-500 casos/100.000 pessoas ao ano.
O angiologista e o cirurgião vascular vão trabalhar na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças que comprometem o sistema circulatório, entre elas:
â—ï¸Varizes
â—ï¸Úlceras
â—ï¸Flebites
â—ï¸Tromboses
â—ï¸Doenças arteriais
â—ï¸Pé diabético
â—ï¸Insuficiência venosa
â—ï¸Má formação venosas
â—ï¸Hemangiomas
â—ï¸Varizes pélvicas
Fique em dia com seu checkup e evite descuidar da sua saúde.