As meias de compressão, também conhecidas como meias compressivas ou elásticas, são meias que realizam pressão na perna, esta pressão evita o acúmulo de líquidos nas pernas ao longo do dia, isto melhora a eficiência (um melhor retorno) da circulação venosa e linfática dos membros inferiores.
Elas garantem um maior conforto nas pernas no final do dia, diminuindo a sensação de pernas pesadas, queimação, dormência...
Além disso auxiliam na prevenção de trombose venosa, no tratamento de varizes e do linfedema de membros inferiores.
Indico sempre meias elásticas nas seguintes situações:
- Pacientes que ficam no trabalho longos períodos em pé ou sentados;
- Viagens longas com mais de seis horas;
- Gestantes com varizes;
- Pós tratamento de varizes com safena (endolaser) até sete dias;
- Tratamento de linfedema de membros inferiores;
- Pacientes com história de trombose venosa de membros inferiores;
- Pacientes com muitas varizes para prevenir o aparecimento de úlceras de pele ou tromboflebites.
Existem variações de compressão, conforme a necessidade do paciente:
🔻Suave Compressão (15-20mmHg): Indicada para prevenção e bem estar, ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação, para quem fica muito tempo na mesma posição e para viagens longas.
🔻Média Compressão (20-30mmHg): Indicada para as mesmas situações acima, mas com uma maior tendência a desenvolver varizes. É a compressão que utilizo durante o tratamento das varizes, após os procedimentos e para pacientes com história de trombose venosa.
🔻Alta Compressão (30-40mmHg): Indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Utilizada para o tratamento de linfedema e de síndrome pós trombótica com edema maior associado. Eu utilizo também no pós imediato de microcirurgias e de espuma para o tratamento de varizes (por 24-48h).
As meias de compressão também são indicadas para obter performance e prevenir lesões musculares ou ósseas em atletas.
Utilizada durante a corrida ou ciclismo ela estabiliza a musculatura, com isso evita o desgaste energético, diminui a vibração muscular no impacto, prevenindo fraturas por stress, lesões musculares e tendinites.
A meia de compressão para atletas é ainda mais indicada em dias de calor pois seus fios possuem alta respirabilidade e evita o inchaço das pernas, diminuindo a sensação de calor e desconforto.
Apesar de todos os seus benefícios, as meias de compressão apenas devem ser usadas sob indicação médica, sendo contraindicadas nas seguintes situações:
✨Isquemia;
✨Insuficiência cardíaca não controlada;
✨Infecções ou feridas nas pernas ou nas regiões cobertas com as meias;
✨Infecções na pele;
✨Alergia ao materiais das meias.
Além disso, embora estas meias sejam indicadas para situações onde é necessário passar grande parte do dia sentado ou deitado, elas não são indicadas para pessoas acamadas que são incapazes de sair da cama, pois podem acabar por aumentar o risco de surgimento de coágulos.
Converse sempre com seu médico angiologista.