Como prevenir varizes durante a gestação?

  • 30/06/2021 - 18:06:40
  • (23)

Aparecimento de varizes durante a gestação é muito comum.
Muitas vezes está associado a dor nas pernas ou virilha, sensação de peso, inchaço ao fim do dia, coceira no local e até mesmo uma maior sensibilidade da pele.

As varizes podem aparecer ou piorar em qualquer fase da gestação, sendo as fases do primeiro e do último trimestre as mais relevantes. 
No primeiro trimestre seria principalmente pelo aumento dos níveis hormonais referentes a gestação, no último trimestre seria pela compressão do útero gravídico, aumento do volume sanguíneo gestacional e do peso da gestante.
O acompanhamento com o angiologista e cirurgião vascular em cada trimestre de gravidez é super importante. 
Muitas vezes torna-se necessário a realização de exames complementares como o Eco Doppler, uso de medicações flebotônicas e de até anticoagulantes em casos mais severos.
Algumas medidas são necessárias para prevenir uma piora e também servem para amenizar os sintomas:
✅ Não passar longos períodos em pé ou sentado, caminhar 15-20 minutos a cada duas horas;
✅Tente dormir de lado, de preferência o esquerdo (isso tira o peso do útero na veia cava inferior liberando a circulação das pernas e melhorando o fluxo de sangue para a placenta e para o feto);
✅Pratique atividade física regular, se não houver contraindicação pelo seu médico obstetra;
✅Drenagem linfática manual ajuda na retenção de líquido, melhorando o inchaço além de relaxar a futura mãe;
✅Cuidado com o excesso de ganho de peso;
✅Faça alongamentos para melhorar as câimbras à noite;
✅Beba bastante líquido, mantenha-se hidratada;
✅Use meias elásticas, a partir do quinto mês as meias que comprimem o abdômen (mesmo as de gestantes) podem causar desconforto (seu vascular pode indicar um modelo adequado);
✅Após 14 semanas, existem medicações que podem melhorar os sintomas de dor, cansaço e edema como os flebotônicos e uso de suplementos de colágeno.

Não é aconselhável o tratamento das varizes e vasinhos durante a gestação. Até três meses após o parto uma boa parte das varizes regridem, sendo indicado o tratamento após esse período. 

Hoje em dia com a tecnologia atual, podemos fazer tratamento de varizes sem a necessidade de repouso e de afastamento da mãe e filho. Converse com o cirurgião vascular.

FONTE: Dra. Daniela Sallaberry

POPULAR TAG
varizes, gestante,