Os vasos no rosto na grande maioria são decorrentes de predisposição genética, hábitos de vida, processo natural de envelhecimento, exposição solar, rosácea ou pós-procedimentos (peelings e preenchimento).
Nos hábitos de vida, podemos listar exposição solar frequente, uso em excesso de ácidos e produtos inflamatórios na face, falta de uso de filtro solar rotineiramente.
Os vasinhos podem ser bem fininhos (telangiectasias) ou mais calibrosos e tortuosos. As telangiectasias
frequentemente aparecem no nariz, nas bochechas, ao redor dos lábios e no queixo. As veias mais dilatadas aparecem mais em volta dos olhos, nas têmporas e testa, dando um aspecto indesejável de olheiras e de envelhecimento.
O melhor tratamento desses vasos é o laser transdérmico, para as telangiectasias muito fininhas podemos usar a luz intensa pulsada ou o laser NdYag (2-3mm). Para os vasos mais calibrosos o tratamento ideal é o laser NdYag (6mm).
Em média três a cinco sessões são suficientes para resolver a grande maioria dos casos. O número de sessões variam de acordo com o calibre, a coloração e a quantidade dos vasos.
Esses tratamentos trazem ótimos resultados, são bastante seguros e bem toleráveis quanto a dor. O uso resfriador de pele diminui ainda mais dor.
As contraindicações para o tratamento são pele muito bronzeada ou muito sensibilizada pelo uso de ácidos até sete a dez dias antes.
No pós-procedimento a orientação é uso de protetor solar e evitar sol durante sete dias, em alguns casos recomenda-se uso de pomadas com corticóide na região por até três dias.