Um dos problemas que mais afetam a saúde vascular de homens e mulheres são as varizes: segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), quase metade das mulheres desenvolvem o problema e nos homens o percentual é de 37%.
A obesidade, o sobrepeso e o sedentarismo são fatores que colaboram para o aparecimento do problema.
Pessoas obesas têm maior tendência de desenvolver varizes por causa da sobrecarga nos membros inferiores e aumento da pressão intra-abdominal, que dificulta o retorno do sangue. Além das varizes, outra complicação que pode surgir entre obesos é a trombose venosa profunda e quadros arteriais, já que a obesidade é um dos fatores de risco para aterosclerose.
Além disso, em toda situação em que há um emagrecimento importante, como cirurgia de obesidade, dietas agressivas, problemas de saúde associadas à perda de peso, a camada de gordura sofre uma diminuição e isso torna a veia varicosa mais aparente. Por isso é tão comum que após perdas de peso importantes os pacientes procurem auxílio de um cirurgião vascular, com a impressão de que as varizes pioraram, quando na verdade elas já estavam lá.
As veias varicosas estão localizadas em uma camada de gordura embaixo da pele chamado tecido celular subcutâneo. Sabemos que a obesidade dificulta a visualização das varizes e o acesso cirúrgico.
Uma dúvida comum na hora de tratar as varizes: é preciso emagrecer para trata-las?
Antes, era necessário sim emagrecer, porque a única alternativa de tratamento dessas veias calibrosas era a cirurgia. Com as novas tecnologias, como a espuma densa, o laser transdermico e o endolaser , o tratamento dessas veias ficou mais fácil, sendo assim, conseguimos tratar as veias mesmo sem a perda de peso. Porém, devemos lembrar que o controle da obesidade é imprescindível para o controle da doença
A consulta médica minuciosa, com o auxílio da realidade aumentada e do Eco Doppler, é de extrema importância para o melhor tratamento desse tipo de varizes. Os tratamentos muitas vezes são combinados e a maioria realizados no próprio consultório.
Abaixo, os principais tratamentos:
✅Microcirurgia convencional — É feito um microcorte nos trajetos de varizes mais tortuosas, normalmente marcamos previamente com a realidade aumentada;
✅Endolaser e radiofrequência — Sem cortes, a veia é puncionada e uma fibra de
Laser é introduzida através de um introdutor específico. A ponta da fibra libera a energia do laser ou radiofrequência fechando o vaso a ser tratado. O procedimento é totalmente guiado por Eco Doppler. O endolaser é atualmente o padrão ouro para o tratamento de veias safenas doentes e é indicado também para veias calibrosas não tortuosas. Este procedimento é realizado sob anestesia local e sedação na maioria dos casos e dependendo da quantidade de vasos a serem tratados ou do paciente pode ser realizado no consultório ou precisar de internação hospitalar. As maiores vantagens desse método é não ter cortes, ter mínimo sangramento e um pós operatório sem necessidade de repouso.
✅Espuma Densa — A espuma densa é uma mistura de ar ambiente com um produto chamado polidocanol. Feito com duas seringas e uma torneirinha de rosca, esse produto é então aplicado na veia a ser tratada, sempre guiado por ultrassom para acompanhar a progressão do produto. Conforme a espuma entra em contato com a parede do vaso, ela vai criar um processo inflamatório intenso que fechará a veia doente. desconectará essa veia da circulação”, explica. Quanto à vantagem, esse é um procedimento simples, rápido e realizado no consultório.
✅Laser Transdermico — Procedimento indicado para varizes de médio e fino calibre. O laser causa um fechamento total ou parcial do vaso, utilizo uma complementação com escleroterapia convencional ou espuma dependendo do tipo ou calibre do vaso a ser tratado. Para varizes calibrosas normalmente é associado a espuma ao laser. É um procedimento realizado no consultório, sem necessidade de anestesia e com ótimo resultado estético.
Quando falamos de varizes, não falamos somente de um problema estético, é um problema de saúde e deve ser tratado.