O verão é uma das estações do ano mais aguardada.
É nesta época que muitas pessoas aproveitam para tomar banho de mar, usar biquíni, se bronzear na praia e usar roupas mais curtas e frescas.
Entretanto, para quem sofre de varizes, essa estação não é tão comemorada.
As varizes incomodam tanto esteticamente ao ponto do paciente somente usar calça comprida ou saia longa o ano inteiro. Além disso, o clima mais quente piora sintomas como queimação, peso e inchaço nas pernas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão há um aumento de 30% nas queixas dos sintomas das varizes.
Se você ainda não cuidou de sua saúde vascular, a boa notícia é….
Hoje em dia é possível tratar as varizes no verão!!!
✅Tratamento de varizes no verão
Antigamente as únicas opções de tratamento eram cirurgia ( para varizes de médio e maior calibre) e escleroterapia (para microvarizes). Como a cirurgia causa hematomas mais profundos, as equimoses demoram mais tempo para sumir completamente. Com isso a paciente tinha que ficar de um até dois meses de calça comprida ou de vestido longo para evitar manchas.
Hoje em dia, com os novos tratamentos e a nova tecnologia (laser, endolaser e espuma) as equimoses, quando ocorrem, são superficiais e somem com uma ou duas semanas. Isso permite o tratamento durante o verão ou em qualquer época do ano.
O maior cuidado é evitar ficar com a pele bronzeada ou muito sensibilizada durante o tratamento.
O ideal é que a pele não esteja bronzeada para uma maior eficácia do tratamento. Então, a indicação é passar filtro solar 50+ durante o período (inclusive é uma orientação para a saúde em geral por prevenir o câncer de pele…).
Então, não perca tempo e não aceite ficar sofrendo no verão!!!
Aproveite a estação mais quente do ano para cuidar de suas pernas sem receios!