Nos últimos tempos, aconteceram algumas mudanças importantes no que se refere a longevidade e a saúde de um modo geral, graças a melhora da qualidade de vida das pessoas.
Os idosos estão cada vez mais saudáveis, ativos e as comorbidades e doenças cada vez mais entendidas e controladas, resultado também do avanço das medicações e da tecnologia médica.
Quando falamos em circulação sanguínea, falamos de um sistema diretamente relacionado à longevidade e qualidade de vida.
Em relação aos tratamentos da insuficiência venosa e das varizes dos membros inferiores, a tecnologia avançou muito nos últimos anos, e hoje em dia, é possível tratar doenças venosas avançadas, com procedimentos minimamente invasivos.
Mesmo pacientes idosos e com comorbidades, que antes seriam uma contraindicação ao tratamento, hoje podemos tratar com segurança, a nível ambulatorial, sem cirurgia e sem necessidade de anestesia ou de internação hospitalar.
O endolaser, o laser transdérmico, a espuma densa e a escleroterapia são exemplos dos principais tratamentos. O tratamento ideal é o personalizado, utilizando uma combinação de técnicas. Eles, além de serem feitos ambulatorialmente, não têm cortes ou incisões e não necessitam de repouso após o procedimento.
A espuma densa, por exemplo, pode ser usada com segurança em pacientes idosos com muitas varizes calibrosas e até com alterações de pele como úlceras ou dermatite ocre (pele escurecida).
Então, não existe mais motivos pacientes idosos conviverem com dor, inchaço, alterações na coloração e até lesões de pele.
Porque não viver a melhor idade com melhor qualidade de vida e a saúde em dia?
Hoje, temos a tecnologia a nosso favor, para garantir a melhor circulação para as nossas pernas e para irmos cada vez mais longe!