Tem gente que incha com muita facilidade, principalmente nós mulheres. A localização desse inchaço pode indicar a causa - se for no corpo todo, a causa pode ser a má alimentação ou o mau funcionamento dos rins.
No entanto, se for um inchaço localizado, como nas pernas, pode ser por causa de dificuldades no sistema de circulação venosa ou no sistema linfático.
O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que usa movimentos suaves e estimula áreas específicas do corpo de modo a fazer com que o sistema linfático trabalhe de forma mais eficaz e elimine os líquidos acumulados no organismo.
Dessa maneira, pacientes com problemas de varizes podem se beneficiar com a drenagem linfática, uma vez que ela facilita o retorno sanguíneo e ajuda a diminuir os incômodos na perna.
Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo. Por isso, converse com seu angiologista e averigue se a drenagem seria viável para o seu caso.
Fonte: G1, Bem estar, Uol, Revista ABM