No Dia dos Avós, vamos falar dos nossos vovós e vovôs? Entre 2010 e 2050, a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que a população de idosos vai triplicar no Brasil, atingindo o número de mais de 66 milhões de indivíduos.
Em 2030, inclusive, o número de pessoas acima de 60 anos superará o de crianças brasileiras. Com isso, a preocupação com a qualidade de vida na terceira idade tende a ser um tema recorrente nos próximos anos.
Portanto, é perfeitamente possível conquistar bem-estar nessa fase, que é cada vez mais duradoura, com o crescimento da expectativa de vida. Para isso, reconhecer quais ações devem ser colocadas em prática é fundamental.
Ações como a prática de atividade física regular, boa alimentação, ter uma vida ativa buscando sempre aprender coisas novas e o cuidado com a saúde principalmente na prevenção de doenças, são a base de uma vida longa e muito ativa.
A grande vantagem de se preocupar com isso e de agir para garantir melhor saúde física e mental é a grande quantidade de benefícios que surgem.
Os idosos que buscam ativamente por melhor qualidade de vida tendem a viver mais. Isso é verdadeiro, tanto no que se refere à saúde física, quanto à saúde psicológica. Ao agir para prevenir doenças e ao garantir as melhores condições para encarar essa fase, a pessoa tende a viver mais e melhor. Esse, inclusive, é um dos segredos de quem tem uma vida longa, saudável e feliz.
Tenho muitos pacientes idosos, alguns beirando os 90 anos, e que são super independentes, que viajam e vivem a vida!
Cuidar desde agora da sua saúde vascular e da saúde, de modo geral, faz toda a diferença na qualidade de vida que você terá no futuro! Cuide-se!