A gravidez é um momento de surgimento e de grande aumento e piora das varizes.
Isso ocorre por vários motivos, aumento do volume sanguíneo da gestante, influência hormonal (estrogênio), aumento do volume do útero sobre os vasos da pelve…
Enfim, durante a gravidez é um problema que incomoda muito a gestante, não só esteticamente, como também causa sofrimento (peso, inchaço e dor nas pernas).
O ideal é fazer o acompanhamento durante toda a gravidez, mas o tratamento só é recomendado após o parto.
Agora, qual o melhor momento para tratar as varizes após o parto?
Podemos tratar a paciente no período de amamentação?
O momento ideal para o tratamento é após três meses do parto. Até este período, ocorre uma pequena regressão das varizes pela normalização dos níveis hormonais, diminuição do volume uterino e do peso corporal.
Vamos a segunda pergunta..,
Não é necessário parar ou suspender a amamentação durante o tratamento!!!
Graças à tecnologia atual do laser e da espuma, é possível fazer o tratamento sem uso de anestésicos ou de outras substâncias que poderiam passar para o leite materno.
Mesmo nos casos de varizes maiores, com necessidade de tratamento de veias calibrosas e de safenas, a técnica do endolaser possibilita realizar o tratamento com anestesia local e sedação leve. Nestes casos recomendamos que a gestante tire o leite e não amamente somente por um período de no máximo 24 horas.
Então, estamos em agosto, mês de conscientização ao aleitamento materno, não deixe de cuidar da sua saúde e nem de você nesse período… o que é bom para a saúde da mamãe é também para a do seu bebê!!