A claudicação é um sintoma de doenças vasculares que causa dores intensas nas pernas, similares às câimbras e fisgadas, ao caminhar e realizar atividades físicas. Geralmente, a dor melhora quando o paciente fica em repouso.
Os principais sinais de claudicação arterial são:
◾️Dores nas pernas que são similares às câimbras ou fisgadas durante uma caminhada ou corrida, que passa ao ficar de repouso;
◾️Dores que “sobem” até às coxas e as nádegas ao caminhar ou correr, que melhora ao ficar em repouso;
◾️Desconforto nos pés e nas panturrilhas;
◾️Dedos dos pés mais arroxeados e gelados;
◾️Paciente que não consegue andar ou correr por muito tempo.
É importante ressaltar que, quando o paciente já apresenta um certo comprometimento da circulação sanguínea nos membros inferiores, mesmo em repouso e parado, ele pode sentir as dores que são características da claudicação intermitente. Por isso, é importante observar este sintoma com atenção.
Já a Claudicação Venosa geralmente é ocasionada por insuficiência venosa —o sangue se acumula nos vasos sanguíneos porque as veias não conseguem bombear o sangue em direção ao coração. A consequência é o surgimento de varizes.
A dificuldade do retorno venoso causa inchaço, sensação de perna pesada e uma piora progressiva.
Se você têm qualquer um desses sintomas, não deixe de contar a seu médico cirurgião vascular de confiança. Felizmente, com o tratamento, os pacientes podem ser capazes de manter um estilo de vida ativo, sem dor e sem desconforto.
Acesse meu vídeo dessa semana no YouTube e veja o caso de um paciente que teve sua claudicação venosa tratada.