O novembro azul nos faz refletir sobre a importância de prestar atenção na saúde masculina, já que algumas doenças silenciosas só são notadas quando os sintomas já se agravaram bastante. As varizes são uma delas.
Apesar de a doença ser mais comum entre mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, cerca de 30% dos homens sofrem elas. As varizes masculinas são mais difíceis de serem identificadas devido aos pelos das pernas e, por isso, muitas vezes acabam sendo negligenciadas pelos homens, trazendo sérias complicações para a saúde.
Infelizmente, a maior parte dos pacientes só recorre à ajuda especializada depois que os sintomas já se agravaram muito e a dor se tornou quase insuportável. O diagnóstico é realizado por um médico angiologista, através de um exame físico e minucioso.
Vale ressaltar que, nos homens, as veias costumam ser mais calibrosas e as varizes mais grossas, sendo mais graves do que as que aparecem nas mulheres. Por isso, cuide-se! Previna-se! Não espere sua saúde piorar para começar a cuidar dela.