Ao considerar a cirurgia bariátrica como uma jornada para uma vida mais saudável, muitos pacientes se deparam com o questionamento: é mais apropriado tratar varizes antes ou depois da cirurgia bariátrica? Neste post, exploraremos os fatores a serem considerados ao tomar essa decisão tão importante para otimizar a saúde vascular e o bem-estar do paciente.
1) Avaliação especializada:
A obesidade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de varizes. A avaliação com o especialista vascular, no pré-operatório de cirurgia bariátrica, é prudente para avaliação de riscos, necessidade de tratamento e orientações para um transoperatorio seguro. O tratamento de varizes e safenas no pré-operatório, só é indicado caso exista um alto risco de trombose associado. Por exemplo, safenas muito dilatadas e insuficientes. No caso de varizes de menor risco, a melhor opção sempre é o tratamento após a cirurgia bariátrica e após o emagrecimento do paciente. Em alguns casos, existe até uma regressão das varizes e da insuficiência da safena após a perda de peso.
2) Riscos e Benefícios:
Hoje em dia, com os tratamentos minimamente invasivos, como o endolaser, a espuma densa e o laser transdérmico, podemos tratar pacientes obesos com total segurança. Mesmo assim, a opção de realizar o tratamento após o emagrecimento sempre é melhor!
3) Impacto da Perda de Peso:
A avaliação da circulação após o emagrecimento, na maioria das vezes, mostra uma melhora relativa das varizes e dos sintomas do paciente. Sempre é indicado realizar uma nova avaliação completa, com exame físico e ultrassom com Doppler para a programação do tratamento.
Importante ressaltar que cada caso é único, e uma abordagem especializada é personalizada é essencial para otimizar os resultados e a segurança do paciente.
Lembre-se: a saúde é uma jornada contínua, e a colaboração entre paciente e equipe médica é fundamental para alcançar os melhores resultados.