O final do ano representa um período de festas, confraternizações, viagens... isso explica em muitas chances de sair da dieta e da rotina de exercícios do dia a dia.
Além disso, aqui no Brasil é verão, período de temperaturas altas.
Aparecimento ou piora de inchaço, peso, queimação e até manchas avermelhadas nas pernas, nesse período, é algo bem comum.
A retenção de líquidos causada nesse período é decorrente da vasodilatação causada pelo calor, associado a ingestão maior de alimentos mais inflamatórios riscos em açúcar, trigo, sódio…
O aumento do consumo de bebidas alcoólicas, além de causar desidratação, também piora muito o inchaço.
Viagens longas, longos períodos em pé em eventos e a diminuição de atividades físicas são fatores importantes também.
Bom, o que podemos fazer para minimizar os sintomas desagradáveis de peso e inchaço nas pernas nesse período?
Primeiro criar a consciência de caprichar na ingestão de água, beber de dois a três litros de água por dia já ajuda nossos rins e as nossas células de um modo geral.
O consumo de doces e alimentos gordurosos e ricos em sódio deve ser feito com moderação, complementando com alimentos saudáveis e leves como legumes, frutas, carnes brancas -- o que já ajuda muito!
Procurar algum tempinho para se exercitar, pelo menos uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta para curtir a paisagem, ajuda os nossos músculos e a nossa circulação.
Períodos para colocar um pouco as pernas para cima, é uma boa opção, principalmente quando elas incharem.
Comemore esta virada de ano com muita alegria junto de seus amigos e familiares. Faça uma celebração consciente, investindo não apenas em momentos de felicidade, mas também em hábitos saudáveis que preservem a saúde vascular. Que as festas sejam um brinde não apenas à vida, mas também ao compromisso com o nosso bem-estar.