A trombose é, essencialmente, a coagulação do sangue em um ou mais vasos do corpo. Elas se classificam em: Trombose arterial e Trombose venosa.
👉ðŸ»Trombose arterial: Quando o coágulo bloqueia o fluxo de sangue na artéria causando a isquemia (falta de oxigenação dos tecidos).
As tromboses arteriais são importantes pois representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Em geral elas ocorrem em regiões da circulação arterial que já se encontram parcialmente obstruídas pelo crescimento das chamadas placas de aterosclerose, que resultam da inflamação e acúmulo de colesterol na parede de algumas artérias. A aterosclerose atinge grande parte da população adulta mundial.
As tromboses arteriais mais frequentes são os infartos agudos do miocárdio, os acidentes vasculares encefálicos, também conhecidos como “derrames”, e as doença arterial obstrutiva crônica, que leva a redução do fluxo sanguíneo nas extremidades dos membros inferiores. O mecanismo destas tromboses costuma ser o surgimento de pequenas fissuras nas placas ateroscleróticas, que leva à ativação da coagulação na superfície destas placas e consequentemente à formação de um coágulo na parte que ainda estava desobstruída dastas artérias, ou a migração de parte de um coágulo formado em outro local para uma artéria mais estreita. Este último processo é chamado de embolia.
A obstrução da circulação arterial resulta na interrupção da chegada do sangue, ou seja de oxigênio e nutrientes para as células teciduais, levando ao sofrimento agudo e em casos mais severos a morte destes tecidos, caso o fluxo não seja restabelecido ou compensado por outras vias.
👉ðŸ»Trombose venosa: Existe a trombose venosa, quando o sangue que era para ser drenado, coagula no sistema venoso. Nas pernas a trombose pode ser no sistema superficial ou profundo, neste último está associado a dor e inchaço e pode levar a embolia pulmonar com risco de vida para o paciente.
Assim como as tromboses arteriais, também representa importante causa de morbidade (em outras palavras, sequelas e limitações) e de mortalidade. A trombose venosa profunda acomete preferencialmente os membros inferiores, mas pode ocorrer em qualquer parte da circulação venosa. O tromboembolismo pulmonar é em geral consequência do desprendimento de um trombo formado em uma veia dos membros inferiores, e sua migração (de “carona” na circulação) até os pulmões, levando a uma obstrução aguda do fluxo sanguíneo para parte dos pulmões, falta de ar, e em casos mais graves, como na embolia pulmonar maciça, pode levar a morte súbita do paciente.
Lembre sempre de consultar um médico especializado para acompanhar o seu caso. Cuide-se!