Vasinhos aparentes nas pernas incomodam tanto por razões estéticas como por provocarem desconforto e dor, levando as pessoas a buscarem uma solução rápida para o problema.
Ai surgem as perguntas...
💡 Afinal, qual seria o melhor remédio para varizes?
💡Medicamentos e pomadas para varizes... será que eles funcionam?
Diante de um problema bastante comum e incômodo, é natural que surjam muitas dúvidas sobre as formas de tratamento.
O melhor remédio para as varizes é o tratamento adequado após a avaliação do angiologista. Muitas pessoas se incomodam com a aparência dos vasinhos e acreditam que ao reduzir o edema e os sintomas o problema está resolvido. Porém, as varizes são um problema de saúde, resultado de uma insuficiência venosa superficial, na maioria das vezes de origem genética e familiar, portanto, não têm cura, muito menos com soluções caseiras. E ainda apresentam um caráter progressivo de piora dos vasos com o passar do tempo, podendo, em situações mais avançadas causar úlceras e tromboses.
Cremes, pomadas e soluções caseiras, podem aliviar e amenizar os sintomas, eles não tratam as varizes. Os cremes para varizes, por exemplo, têm efeito hidratante ou cicatrizante e, quando associados a massagem e substâncias refrescantes, promovem sensação de alívio e descanso, podendo reduzir o inchaço.
Os medicamentos orais visam melhorar a dor e o edema. Chamados de flebotônicos, muitos diminuem a inflamação causada pelas veias doentes e estabilizam a parede venosa, mas não tratam nem removem as veias varicosas.
Os flebotônicos são grandes aliados durante o tratamento, pois amenizam os sintomas, auxiliam no pós-tratamento e já existem trabalhos com melhora na durabilidade do tratamento realizado.
A ordem dos fatos seria inicialmente uma avaliação adequada do angiologista e cirurgião vascular, com um tratamento individualizado das varizes (muitas vezes, com técnicas combinadas, sempre prefira as menos invasivas! 😉) Posteriormente ao tratamento, o paciente vai para fase de manutenção. O que seria isso? Oriento aos pacientes a fazer revisões semestrais, ou anuais, para manter o tratamento realizado, avaliar o aparecimento de novos vasos e tratar precocemente. Assim, evitaria maiores tratamentos e até custos.
‼ï¸Nunca se esqueça também...
Medidas como alimentação saudável, não aumentar de peso, exercícios físicos regulares também ajudam na prevenção.