Já chegou em casa alguma vez sentindo bastante dor ou com uma sensação de peso nas pernas? Pois bem. O nosso corpo costuma dar alguns sinais quando algo está errado. Da mesma forma acontece com a circulação sanguínea.
A percepção de um possível problema é fundamental para o diagnóstico precoce e correto. Em vista disso, você deve prestar atenção aos sintomas que indicam uma má circulação do sangue nas pernas. Eles podem se manifestar como:
👉🻠Dor e inchaço nos pés e nas pernas;
👉🻠Sensação de peso sobre as pernas;
👉🻠Formigamento ou dormência;
👉🻠Aparecimento de varizes;
👉🻠Manchas escurecidas nas pernas;
👉🻠Aparecimento de feridas de difícil cicatrização.
Dentre os principais problemas que afetam a saúde vascular, podemos destacar as varizes, a doença arterial periférica e a trombose. O tratamento destas condições é de extrema importância tanto para evitar possíveis complicações, quanto para uma melhora na qualidade de vida.
Agora, caso você já sinta algum dos sintomas ou deseja evitar que eles se manifestem, procure um profissional especializado na área.
Também é recomendado adotar alguns hábitos saudáveis que contribuem com a circulação sanguínea.
✅Cuide da sua alimentação:
Para evitar complicações na circulação, evite produtos industrializados e com altas taxas de gorduras trans e saturadas, açúcar e sal. Quando o consumo de alimentos assim é exagerado, é possível que a pressão nos vasos sanguíneos aumente, além de aumentar também as placas de gordura nas artérias.
✅ Faça atividades físicas
Manter-se em movimento e se exercitando também contribui para a saúde vascular.
A musculatura das pernas e coxas funcionam como bombas que auxiliam no retorno venoso, quando os músculos são contraídos durante atividade física (ex caminhada, corrida, bicicleta....) o sangue é bombeado de volta para o coração.
Logo, a prática de atividades físicas regulares auxiliam no bom funcionamento da circulação sanguínea. Qualquer esforço, mesmo que de baixo impacto, já contribui para a saúde vascular. Uma leve caminhada já faz com que o organismo aumente o fluxo de sangue dentro das veias, ajudando o seu retorno para o coração.
✅ Outros fatores como o uso de anticoncepcionais, abuso de álcool e drogas e o tabagismo podem influenciar negativamente na circulação.
Lembre-se, acima de tudo, de sempre procurar ajuda médica ao sentir qualquer um dos sinais que indicam alguma alteração na sua saúde vascular.