Sim, apesar de pessoas mais velhas terem uma maior propensão de desenvolver varizes em virtude de vários acontecimentos ao longo dos anos, pessoas bem jovens e até crianças podem desenvolver varizes.
Por quê?
O principal fator seria o hereditário, já que pais, avós e tios com varizes podem passar geneticamente esta tendência e a pessoa desenvolver o problema desde muito jovem. Outros fatores como mal formações vasculares, uso de hormônios (anticoncepcionais, anabolizantes), obesidade, traumas e gravidez podem piorar ou influenciar no aparecimento direto das varizes em jovens.
Aparecimento de saliências nas pernas, como um pequeno calombo macio e esverdeado e sintomas como dor, sensação de peso, cansaço, queimação, inchaço e manchas escuras nas pernas são alertas importantes de doença venosa.
Quando tratar???
Sempre procurar o cirurgião vascular e tratar assim que possível, a doença é evolutiva, quanto mais jovem o aparecimento, pior é o prognóstico a longo prazo. A única exceção seria em crianças, o ideal seria esperar ao menos a adolescência para iniciar o tratamento.
O tratamento seria não só com o intuito estético, mas também para prevenir situações como tromboflebites, tromboses e úlceras de pele.
Sempre enfatizo sobre a importância do acompanhamento semestral ou anual após o tratamento. As varizes são uma tendência genética e, com o tempo, aparecem outros vasos. Portanto, pequenos tratamentos ao longo da vida podem manter as pernas sempre saudáveis.
Outras formas de prevenção seria manter bons hábitos, como a prática de atividade física, o uso de meias elásticas, controle adequado do peso, dentre outros.